Tudo que você precisa saber sobre o Tie-dye - NEPHEW
21 de outubro de 2019

Tudo que você precisa saber sobre o Tie-dye

Por Larissa Rocha | @lrssrch.

 

O milenar está de volta! O Tie-dye, antigamente denominado como Shibori, é uma técnica iniciada no Japão no século VI e século VII para tingir roupas de forma orgânica com cores combinadas. Tempos depois também foi aderida pelos africanos e pelos indianos, mas com a denominação de Bandhani.

 

 

A técnica consiste em duas etapas, a primeira é a de amarrar fortemente com um barbante ou cordas as partes que não serão atingidas pela tinta durante o processo, podendo fazer essa amarração de forma aleatória ou proposital. Num segundo momento, a peça passa pelo tingimento com bisnagas ou também pode ser feito por imersão em banhos de tintas misturadas – o mais utilizado para fabricar em grande escala. Normalmente, as cores ficam em formato espiral, mas também há a possibilidade de chegar em formatos como manchas, esfumaçados e listras, entre outros.

 

O nome Tie-dye foi dado quando a técnica ficou famosa no ocidente, precisamente nos Estados Unidos na década de 70 com a popularização das roupas tingidas através da comunidade hippie, que era vista utilizando camisas, calças e acessórios como cangas em movimentos e festivais no país. A fama foi tanta, que as roupas em tie-dye também caíram nos gostos dos artistas e músicos famosos da época, fazendo a técnica ficar ainda mais reconhecida. A nomenclatura em inglês significa em sua literalidade amarrar e tingir.

 

 

A moda tie-dye reconhecida nos dias de hoje tem o seu marco nos anos 2000 com a aparição da moda clubber. Os clubbers , nome dado aos jovens que cultivavam as noitadas da época, introduziram o tie-dye à vida urbana. A abundância de cores em uma peça só, era o ideal para se destacar na noite. Mas a importância mora no resgate, para atualmente termos o tie-dye como  tendência para a moda 2019-2020.

 

Movidos pela nostalgia noventista e pelas cores exuberante como o neon, o estilo clubber também aparece em alta nas passarelas dos fashion weeks como a promessa da vez.

 

Curtiu essa história e curte o coloridão? Pois bem, a Nephew possui uma gama de produtos Tie-dye para você comprar e já se inserir na tendência super estilosx por aí. Confira os nossos itens na loja online clicando AQUI ou nas lojas físicas da Nephew em Belo Horizonte e em São Paulo.

 

 


Sacola (0 Itens)
Sua sacola está vazia! :'(