A tendência da Alfaiataria no universo do Streetwear - NEPHEW
20 de agosto de 2019

A tendência da Alfaiataria no universo do Streetwear

Por Larissa Rocha |@lrssrch.

 

A alfaiataria está cada vez mais presente nos looks combinados com moletons, t-shirt ou qualquer outro acessório característico daqueles que cultivam o estilo e o lifestyle do streetwear, e nós vamos te contar o porquê.

 

A tendência apareceu e influenciou os jovens seguidores do streetwear quando o vanguarda e o despojado encontraram-se nas passarelas do Paris Fashion Week, com combinações de peças alfaiate e do estilo de rua dos anos 90. A alfaiataria unida ao despojado ocasiona ao look um ar sofisticado e bem elaborado, e é exatamente isso que os jovens atualmente procuram.

 

Os designers do momento que trouxeram o streetwear à tona nas maison, Virgil Abloh na Louis Vuitton e Kim Jones na Dior, apostaram fortemente nessa mistura do clássico com o street, trazendo um novo visual para o mercado ocasionando uma grande transição e unificação da moda.

 

A mudança e exigência do público jovem faz com que a alfaiataria se adeque perfeitamente ao comercial, o que desperta a grande procura pelas roupas feitas sob medidas, com tecidos bem elaborados e até mesmo com as famosas “riscas de giz” para compor o look com um tênis, um moletom ou uma Jersey.

 

A história

Mas o que é a alfaiataria? A alfaiataria é um dos ramos mais antigos da moda, nasceu do termo em inglês tailor, que existe desde 1297. Nessa época a palavra definia a profissão como “cortador de tecidos”, já a palavra em português vem do árabe alkhayyát, do verbo kháta que significa coser.

 

A moda alfaiate se instaurou na era do Renascimento, quando o homem viu a necessidade de ter roupas sob medida para mostrar o seu corpo para posar nas pinturas, o que era sinônimo de poder aquisitivo e luxo. Esses homens começaram  a dar valor ao corte e aos tecidos utilizados nas roupas. A partir daí, não era mais qualquer um que conseguiria confeccionar sua própria peça de roupa, para isso era necessário um estudo do corpo humano e sua anatomia, bem como do cliente, pois era necessário adequar perfeitamente os tecidos ao corpo. Foi aí que o papel do alfaiate cresceu nas sociedades – antes sua importância era a mesma que a de um tecelão.

 

A Nephew também aderiu o alfaiate no seu streetwear, utilizou-se dos cortes e tecidos desse universo na sua última coleção, a Superlocal. Nela é possível encontrar conjuntos de calça e blazer, shorts, calças e camisas avulsas. Esses e mais produtos você pode comprar na loja online da Nephew clicando aqui , e também nas lojas físicas em Belo Horizonte e São Paulo.

 


Sacola (0 Itens)
Sua sacola está vazia! :'(