5 dicas pra criar sua própria marca de roupas

Design-Thinking

Um guia rápido da Nëphëw com 5 dicas que achamos essenciais pra criar sua própria marca e colocá-la no mercado com sucesso!

 

1 – Construção de Marca

Um dos pontos mais importantes para o sucesso da sua marca a longo prazo é a identidade! Considere sua marca como um ser humano, sua marca tem de possuir o próprio DNA e características que irão lhe diferenciar no mercado.  Nosso mercado está completamente saturado, marcas que tem uma causa se destacarão e chamarão atenção no meio de tantos concorrentes. Portanto é sempre bom responder essas perguntas antes de sair criando marcas por aí:

O que te inspira ? 

Qual o seu próposito ?

O que você quer falar ?

Com que você quer falar ? 


2 – Desenvolvimento do Produto

Após ter a identidade bem definida , a segunda parte mais importante são os produtos que você irá vender. Obviamente os produtos devem andar  de mãos dadas com a identidade.

Para criar produtos precisamos ser inovadores, ter produtos que conquistam o mercado pelo seu diferencial, é  muito importante manter seu produto relevante ao longo do tempo e a inovação é um dos critérios mais importantes nesse quesito. Traga algo para o mercado que ninguém viu! Não seja uma cópia! Be original! O que você está trazendo de inovador na sua marca?

Um segundo ponto muito importante para desenvolver o produto é o DESIGN. Um bom produto requer pesquisas, validações e aperfeiçoamento com o tempo. Não coloque no mercado um produto que seja mais ou menos. Mesmo que demore mais pra lançar, vale a pena dedicar mais tempo pra colocar um produto bom, com design incrível e que surpreenda. E claro, pra que o produto tenha qualidade você vai precisar de: FORNECEDORES! Nesse outro post eu indico um fornecedor pra fazer camisetas silkadas e personalizadas em Belo Horizonte. Clique aqui pra ler: http://bit.ly/2igrVyi

Fornecedores é o terceiro ponto importante na construção do seu produto. Independente se você vai fabricar ou não o produto, você sempre irá precisar de fornecedores. É essencial que exista com eles uma boa relação, seja pra ganhar prazo, preço ou pra conhecer novos materiais e tecnologias que aparecem no mercado. Não deixe de conhecer outros fornecedores também, mesmo que seja necessário pegar o carro e viajar, você sempre vai descobrir coisas novas que irão te surpreender e abrir novas idéias!


3 – Gestão e contabilidade

É muito importante tomar muito cuidado nessa parte! O Brasil é um dos países com maiores cargas tributárias do mundo, se não me engano o 3º do mundo. Temos de ficar muito atentos a todos os detalhes da gestão financeira da empresa. O governo vira seu sócio a partir do momento que você começa a vender em seu CNPJ. Uma dica boa pra quem está começando e ser MEI (Micro Empreendedor Individual), a carga tributária é baixíssima, porém só é permitido ter faturamento anual até 60mil reais.

Deve-se tomar muito cuidado com o fluxo de caixa da empresa, não perca o controle de quanto entra e quanto sai. Tome nota de TODOS os custos da sua empresa, desde o pão até o cada agulha que compra.

Saiba sempre quanto você está gastando, assim fica mais fácil colocar preço no seu produto. Tome cuidado com a precificação na hora de colocar o produto no mercado. Precisamos ter um preço competitivo, mas fique atento pra não ser taxado de “barateiro” demais e nem de “careiro”. Se o seu produto tem qualidade, exclusividade,  demorou horas de trabalho pra existir , valorize sua marca!

É importante ter um bom controle de estoque também, estoque é dinheiro parado.


4 – Comunicação e Marketing

Saiba exatamente com quem você quer falar, descubra a sua persona. Se você conhecer bem os hábitos e interesse do seu público use a criatividade para encontrar maneiras alternativas de executar ações da  sua marca. Existem maneiras de atingir seu objetivo com um orçamento enxuto inicial, e ele vai ser muito mais efetivo se você conhecer quem são seus possíveis compradores!

Invista em propaganda, por mais que seu orçamento seja curto considere investir em mídias sociais como google adwords, youtube ads, facebook ads, instagram ads, criteo e outras.

Patrocínio é importante! Apoie quem está fazendo acontecer no cenário, se sua marca é de skate apoie skatistas. Porém cuidado com as farsas e com os fake influencers.

Construa relações com formadores de opiniões e influenciadores digitais. O que pessoas relevantes falam de você é importante pra construir uma relação de confiança do consumidor com sua marca

Invista em conteúdo relevante para sua marca, você irá atrair público de maneira orgânica se tiver um conteúdo legal e interessante. As redes sociais ainda são a melhor forma de distribuir esse conteúdo gratuito e torná-lo viral.

É muito importante também existir experiências de marca com o consumidor. Uma dica é produzir eventos, ou qualquer outro tipo de experiência que crie uma conexão mais profunda com o seu público.


5 – Venda e pós venda

Existem basicamente dois tipos de venda:

Venda direta que é feita da sua empresa para o consumidor final . Ponto positivo é que nesse tipo você tem uma margem de lucro maior, porém em compensação o volume de vendas é menor.

Venda indireta que é feita da sua empresa para outra empresa, as vezes um lojista ou revendedor. Ponto positivo é que ajuda a sua marca a expandir fronteiras e ser mais conhecida, porém em compensação você tem uma margem de lucro menor.

O pós venda é uma das ferramentas mais importantes pra fidelizar os clientes. Seja uma empresa que mantêm contato com seu cliente para atualizá-lo das novidades, receber feedback dos produtos, dar dicas de outros conteúdos. Tenha seu cliente como um amigo e parceiro!

 


 

Essas são 5 dias super básicas que podem te ajudar inicialmente para começar a construção de sua marca! Em breve iremos aprofundar mais alguns assuntos. E aí, gostaram ? Tem alguma dúvida? Me manda um email: vitor@nephew.com.br

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